INTELIGÊNCIA COMPUTACIONAL PARA OTIMIZAÇÃO E CONTROLE DE SISTEMAS DINÂMICOS: CONTROLADORES PID

Ana Regina Lara Bretz, Rubem Geraldo Vasconcelos Machado, Fabrícia Cristina de Sousa Silva, Jéssica Luíza Cabral Guimarães, Lucas Bueno Oliveira, Raylander de Freitas Coura

Resumo


Este artigo apresenta um ambiente computacional, utilizando métodos relacionados a inteligência computacional, direcionado à otimização de parâmetros necessários para configuração de controle de sistema dinâmico (controle PID), com base em ciência da computação e matemática, tornando- se uma ferramenta valiosa para solução de problemas complexos tanta para otimização de processos quanto para controle dos mesmos. Em particular, foram destacadas as operações necessárias para se viabilizar o uso de um algoritmo de Evolução Diferencial (DE, Differential Evolution) para se obter uma ‘configuração ótima das constantes proporcional, integral e derivativa necessárias para se viabilizar um controle PID de um sistema de vazão típico em uma malha de controle fechada.  Para avaliação da proposta, foi utilizado como referência o método de comparação e sintonização Ziegler-Nichols que é bastante utilizado e conhecido na literatura. Como resultado o algoritmo DE proporcionou uma resposta desejada ao sistema, utilizando somente os controladores PI, podendo assim ser modificada à medida que se queira alterar o sistema de controle de vazão. Em contrapartida o método de sintonização Ziegler-Nichols seja simples de ser aplicado, o mesmo não apresentou uma resposta desejada, mesmo disponibilizando a resposta em um tempo mais rápido que o método DE, utilizando somente os controladores PI.


Referências


BEGA, E. A.; FINKEL, V. S.; KOCH, R. Instrumentação Industrial. Rio de Janeiro, 2006.

CHENG, Shih-Lian; HWANG, Chyi. Optimal approximation of linear systems by a differential evolution algorithm. IEEE Transactions on Systems, man, and cybernetics-part a: systems and humans, v. 31, n. 6, p. 698-707, 2001.

DANTAS, Joseane Azevedo. Análise Aerodinâmica de Vant Hibrido do Tipo Asa Fixa Inclinável com Quatro Rotores. Rio Grande do Norte, 2013.

FACCIN, Flávio. Abordagem inovadora no projeto de controladores PID. 2004.

GUTIERREZ, Regina Maria Vinhais; PAN, Simon Shi Koo. Complexo eletrônico: automação do controle industrial. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n. 28, p. 189-231, 2008.

OGATA, K. Engenharia de Controle Moderno. 5º edição, São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010,pp 521.

OGATA, Katsuhiko; YANG, Yanjuan. Modern control engineering. 1970.

OLIVEIRA, J. P. B. M. Review of Auto-tuning Techniques for Industrial PI Controllers. Tese de Doutorado. Dissertação de Mestrado. University of Salford, 1994.

PIRES, Vinícius Pereira. Sintonia de um Controlador PID em um Sistema de Controle de Vazão. Revista da Graduação, v. 7, n. 2. 2014.

STORN, Rainer; PRICE, Kenneth. Differential evolution–a simple and efficient heuristic for global optimization over continuous spaces. Journal of global optimization, v. 11, n. 4, p. 341-359, 1997.

Imagem 1, disponível em: . Acesso em 27 de julho de 2017.

Imagem 2, disponível em: . Acesso em 27 de julho de 2017,

Imagem 3, disponível em:

. Acesso em 27 de julho de 2017.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.