Neoliberalismo e seus Impactos no Direito do Trabalho

Daniel Júnior Rodrigues Alvarenga, Hazel Ena Socorro Santos

Resumo


A política neoliberal passou por uma série de roupagens nos últimos anos passando a se enquadrar conforme o contexto social de cada país. Mas, seus efeitos são os mesmos em todos os contextos aplicados. Neste sentindo o objetivo deste trabalho foi refletir sobre tais políticas de retirada do Estado em certos eixos de regulação de direitos sociais. Necessário para essa reflexão buscou-se entender o conceito de neoliberalismo, bem como suas características. Também foi abordado o fenômeno da globalização e sua hegemonia como ferramenta de expansão do pensamento neoliberal. Como consequência desses fenômenos, foiestudada a crise do trabalho e do emprego e políticas públicas de destruição dos direitos dos trabalhadores.  Como solução para a proteção dos mais vulneráveis, mostrou-se o Direito do Trabalho como importante veículo de inclusão social e, por fim, foi brevemente analisada a MP 905/2019 enquanto instrumento de materialização do neoliberalismo. Para o desenvolvimento do presente trabalho utilizou-se como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica.


Referências


ANDRADE, Daniel Pereira. NEOLIBERALISMO: Crise econômica, crise de representatividade democrática e reforço de governamentalidade. Novos Estudos, n. 113, p. 109-135, 2019.

BRASIL. .Medida Provisória nº 905, de 11 de novembro de 2019.Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília.Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/Mpv/mpv905.htm. Acesso em 05 de fev de 2020.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

DELGADO, Mauricio Godinho. Capitalismo, Trabalho e Emprego.2.ed.São Paulo:LTR,2006.

SAMPAIO, Cristiane. MP de Bolsonaro acaba com direitos sobre acidentes no trajeto para o trabalho: Para especialistas, tema não tinha urgência para ser objeto de medida provisória, Brasil de Fato: uma visão popular do Brasil e do mundo,Brasília.Disponível em : https://www.brasildefato.com.br/2019/11/22/mp-de-bolsonaro-acaba-com-direitos-sobre-acidentes-no-trajeto-para-o-trabalho/. Acesso em 05 de fev de 2020.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .