A PROBLEMÁTICA NA APLICAÇÃO DA REPERCUSSÃO GERAL E SUA RELAÇÃO COM A CRISE DO SUPREMO

Bárbara Cherubini de Souza, Gívia Paula M. M. Henriques, Janaine Débora F. R. Lughate, Marianne Miranda da Silva

Resumo


Utilizado como método para amenizar as demandas repetitivas a serem analisadas pela Suprema Corte, o instituto da repercussão geral, comum em outros sistemas, não tem alcançado a finalidade para a qual foi criado, fazendo persistir por mais de décadas o que se tem chamado de a “Crise do Supremo”. O presente artigo, dividido em quatro partes, objetiva a compreensão da ineficácia desse instituto, apresentando o seu funcionamento enquanto requisito de admissibilidade do recurso extraordinário (parte I), sua similaridade com filtros de relevância presentes em outros sistemas e a grande problemática de sua aplicação no Brasil (parte II), a importância da repercussão geral vista na aplicação de um caso concreto (parte III), as possíveis soluções para um bom desempenho do instituto apresentadas por um dos ministros do Supremo Tribunal Federal (parte IV), concluindo que a “ Crise do Supremo” é  fruto das próprias ações do tribunal, abarcando pontos muito maiores do que o mero acúmulo de demandas a serem apreciadas.

 

Palavras-chave: Repercussão geral. “Crise do Supremo”. Filtros de Relevância.


Referências


BARROSO, Luís Roberto; REGO, Frederico Montedonio. Como salvar o sistema de repercussão geral: transparência, eficiência e realismo na escolha do que o Supremo Tribunal Federal vai julgar. In: Revista Brasileira de Políticas Públicas. Brasília, v. 7, nº 3, 2017, p. 695-713. Disponível em: < https://www.publicacoes.uniceub.br/RBPP/article/view/4824/3615>.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil, 1988. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1988. Disponível em: .

BRASIL. Código de Processo Civil. Lei nº 13.105. Brasília, 16 de março de 2015. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13105.htm>.

CÂMARA, Alexandre Freitas. O Novo Processo Civil Brasileiro. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2017.

CABRAL, Antonio do Passo. Requisitos de relevância no sistema recursal alemão. In: FREIRE, A. R. S.; FUX, L. (Org.); DANTAS, B. (Org.). Repercussão Geral da Questão Constitucional. 1ª ed. Rio de Janeiro: Editora Forense, 2014.

CONTRAN. Resolução nº192/2006. Disponível em: < www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/resolucao_192_06.doc>.

LIMA, Flávia Danielle Santiago; ANDRADE, L. D. Repercussão geral em sede de recurso extraordinário: seletividade "à moda da casa" no Supremo Tribunal Federal. In: Revista de Política Judiciária, Gestão e Administração da Justiça , v. 2, 2016, p. 20-41. Disponível em: < http://www.indexlaw.org/index.php/revistapoliticiajudiciaria/article/view/469/467>.

NEVES, Daniel Amorim Assumpção. Manual de Direito Processual Civil. 8 ed. Salvador: Editora JusPodivm, 2016, vol. un.

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. Regimento Interno. Brasília: STF, Secretaria de Documentação, 2017. Disponível em: .

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. Repercussão geral no recurso extraordinário 859.376. Inteiro teor do acórdão. Disponível em: .

WAMBIER, T. A. A.; DANTAS, B. Recurso Especial, Recurso Extraordinário e as Novas Funções dos Tribunais Superiores no Direito Brasileiro. 3ª Ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2016, p. 449-459.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .