EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO SOCIAL À LUZ DO MATERIALISMO HISTÓRICO

Luiz Claudio dos Santos

Resumo


O presente artigo, cujo tema geral trata da temática sobre a relação entre a educação e a emancipação social à luz do materialismo histórico, possui os seguintes objetivos fundamentais e complementares: investigar a natureza e a função social da educação a partir da análise das contribuições teóricas presentes nas obras de expoentes da história da economia política e filósofos como Karl Heinrich Marx, Friedrich Engels e Louis Althusser, assim como de pensadores da educação como Demerval Saviani e Gaudêncio Frigotto. Pesquisa-se ainda a função social da educação como espaço de disputas de forças ligadas a interesses sociopolíticos antagônicos no âmbito do Capitalismo contemporâneo. Analisam-se os processos que caracterizam, distinguem e consagram a escola como instrumento da emancipação do homem enquanto indivíduo social. Por outro lado, considerando o caráter ambivalente da educação, examinam-se também os fundamentos e efeitos da dominação perpetrada pela elite burguesa capitalista mediante a manipulação da educação. Além disso, empreende-se um exame dos fundamentos e efeitos da dominação perpetrada pela elite burguesa capitalista mediante a manipulação da educação. Vale ressaltar ainda que este artigo foi realizado mediante o emprego de metodologia teórico-dedutiva, assim como de pesquisa bibliográfica de obras pertinentes ao âmbito da Filosofia, do Direito Constitucional e da Educação propriamente dita.


Referências


ALTHUSSER, Louis. Aparelhos ideológicos de Estado: nota sobre os aparelhos ideológicos de Estado (AIE). 6. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1992.

______. Ideologia e aparelhos ideológicos do Estado. 3. ed. Lisboa: Editorial Presença/Martins Fontes, 1980.

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da educação. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2006.

CRITELLI, Dulce Mára. Educação e dominação cultural: tentativa de reflexão ontológica. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1981.

HOBSBAWM, Eric J. (Org.). História do marxismo. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

IANNI, Octavio (Org.). Karl Marx: sociologia. 8. ed. São Paulo: Ática, 1996.

MACHADO NETO, Antônio Luís. Sociologia jurídica. 6. ed. São Paulo: Saraiva, 1987.

MANACORDA, Mario Alighiero. Marx e pedagogia moderna. São Paulo: Cortez, 1991.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Crítica da educação e do ensino. Lisboa: Moraes, 1978.

RODRIGUES, Alberto Tosi. Sociologia da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

SAVIANI, Demerval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 14. ed. Campinas: Autores Associados, 2002.

______. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre a educação política. 34. ed. Campinas: Autores Associados, 2001.

SCURO NETO, Pedro. Manual de sociologia geral e jurídica: lógica e método do direito, problemas sociais, comportamento criminoso, controle social. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2000.

SILVA, Wilton Carlos Lima da; CARVALHO, Alonso Bezerra de. Contribuições do materialismo histórico para a educação. In Sociologia e educação: leituras e interpretações. São Paulo: Avercamp, 2006.

WULF, Christoph. Antropologia da educação. Campinas: Alínea, 2005.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .