ENERGIA RENOVÁVEL NO BRASIL: ENERGIA EOLÍCA COMO FONTE DE ENERGIA LIMPA
Resumo
RESUMO
A matriz energética mundial é altamente concentrada em fontes de poluição, enquantoos preços dos combustíveis fósseis e outros fatores são suscetíveis à instabilidade,aumentando a busca dos países por tecnologias e fontes alternativas de energia,incluindo a energia eólica, para melhorar a segurança do abastecimento energético ereduzir as emissões de gases poluentes. Portanto, por meio de pesquisa bibliográfica,o objetivo deste trabalho é integrar-se à matriz energética brasileira por meio doestudo da evolução, desafios e perspectivas, e contribuir para uma maior dispersãode energia no longo prazo, reduzindo assim o potencial da energia eólica. Sistematizea produção de energia e reduza a dependência de energia não renovável. Nessesentido, o Brasil tem se beneficiado do desenvolvimento dos fatores naturais e daindústria nacional, que tem proporcionado condições favoráveis ao desenvolvimentodessa energia, e tem experimentado um grande desenvolvimento, entre eles a energiaeólica é um dos países que mais cresce no Brasil, e o Brasil tem a energia maiscompetitiva. Porém, além da formulação de novas políticas de incentivo às energiasrenováveis e aumento dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento, anecessidade de melhorar a infraestrutura logística, expandir as linhas de transmissãoe melhorar a data de entrada em operação dos parques eólicos parece ser metasimportantes a serem alcançadas, diante do exposto o presente trabalho visa revisarsobre a energia eólica no Brasil.Palavras-Chave: Energia renovável. Energia eólica. Desenvolvimento nacional.
Referências
ALÉ, Jorge Antonio Villar; DE OLIVEIRA, Cássia Pederiva; LOPE, António Manuel Gameiro. Caracterização eólica de microrregião utilizando torre meteorológica e ferramenta computacional. 1o Semiário Nacional de Engenharia do vento, SENEV2010, 2010.
CHAVES, Leilane Oliveira; BRANNSTROM, Christian; DA SILVA, Edson Vicente. Energia eólica e a criação de conflitos: Ocupação dos espaços de lazer em uma comunidade no nordeste do Brasil. Sociedade e Território, v. 29, n. 2, p. 49-69, 2017.
DALMAZ, Alessandro; PASSOS, Júlio César; COLLE, Sergio. Energia eólica para geração de eletricidade e a importância da previsão. Revista ABCM–Engenharia, v. 13, n. 1, p. 27-32, 2008.
DE CARVALHO SILVA, Amanda Jorge Vinhoza. Potencial eólico offshore no
brasil: localização de áreas nobres através de análise multicritério. 2019. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
DE LIMA, Elaine Carvalho; SANTOS, Isabela Amâncio; MOIZINHO, Luzélia Calegari Santos. Energia eólica no brasil: oportunidades e limitações para o desenvolvimento sustentável. Revista Estudo & Debate, v. 25, n. 1, 2018.
FUJISE, Jun. Desenvolvimento de Modelo de Previsão de Geração Eólica para Planejamento Energético Utilizando Redes Neurais Artificiais. 2018. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Rio de Janeiro.
MORAES, Jessica Lobo. Proposta de diretrizes para avaliar o ruído de turbinas de vento em parques eólicos brasileiros. 2020.
MOREIRA, ROSEILDA NUNES et al. Impactos Socioambientais e Econômicos da Energia Eólica no interior do Ceará. São Paulo: Engema, sd, 2015.
PEREIRA, José Alberto Gonçalves. Recursos para energia limpa voltam a
crescer. Página 22, n. 50, p. 13, 2011.
Apontamentos
- Não há apontamentos.