INCLUSÃO DIGITAL NA TERCEIRA IDADE: pesquisa de campo na AMIRS acerca das dificuldades dos idosos quanto ao uso de tecnologia
Resumo
RESUMO
Atualmente, se notam dois fenômenos em destaque na sociedade. O primeiro deles é a grande disseminação das tecnologias de informação e comunicação - TICs, que se tornaram presentes e essenciais na vida do homem. O segundo fenômeno é o crescimento da população idosa, alavancado pelo aumento da expectativa de vida e pelos avanços em medicina e qualidade de vida. Entretanto, uma vez que não são nativos digitais, os idosos encontram dificuldades na utilização das TICs, o que se mostra prejudicial, sabendo-se que tais recursos se tornaram indispensáveis na vida do indivíduo. Assim sendo, visando avaliar a atual situação da inclusão digital na terceira idade e identificar os principais fatores que dificultam este processo, por meio deste trabalho, realizou-se uma pesquisa de campo, de caráter quali-quantitativo, através da aplicação de um questionário para os membros da Associação da Melhor Idade de Raul Soares. Os resultados da pesquisa trouxeram, entre outros, o conhecimento de que a comunicação é o principal interesse dos idosos na tecnologia e que os baixos níveis de educação têm grande participação neste cenário.
Palavras-chave: Envelhecimento. Tecnologia. Inclusão digital.
Referências
ABREU, Cristiano Nabuco de; EISENSTEIN, Evelyn; ESTEFENON, Susana Graciela Bruno (org). Vivendo nesse mundo digital: Impactos na saúde, na educação e nos comportamentos sociais. Porto Alegre: Artmed, 2013.
BONILLA, Maria Helena Silveira; PRETTO, Nelson de Luca (org). Inclusão Digital: Polêmica Contemporânea. Salvador: EDUFBA, 2011.
CONCEIÇÃO, Leydiane Ribeiro da. A pessoa idosa e a tecnologia digital na vida social. Dissertação (Mestrado em Economia Doméstica) - Universidade Federal de Viçosa. Viçosa, 141 p. 2019.
CYSNE, Rommel. Exclusão Digital: Desafios para a consolidação da cidadania. Tese (Mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais) – Escola Nacional de Ciências Estatísticas. Rio de Janeiro, 160 p. 2007.
GONÇALVES, Marcelo Coelho. Exclusão digital na era da inclusão digital. Monografia (Especialização em Gestão Estratégica da Informação) – Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 36 p. 2013.
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Número de idosos cresce 18% em 5 anos e ultrapassa 30 milhões em 2017. 2018. Disponível em: < https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/20980-numero-de-idosos-cresce-18-em-5-anos-e-ultrapassa-30-milhoes-em-2017 > . Acesso em 14 de abr. 2022.
KACHAR, Vitória. Envelhecimento e perspectivas de inclusão digital. Revista Kairós Gerontologia, São Paulo, v.13, n.1, p. 131-147, nov. 2010.
LIMA, Margarida Pedroso de. Envelhecimento(s). Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2010.
MATTOS, Fernando Augusto Mansor; CHAGAS, Gleison José do Nascimento. Desafios para a inclusão digital no Brasil. Perspectivas em Ciência da Informação, v.13, n.1, p. 67-94, jan./abr. 2008. Disponível em < https://www.scielo.br/j/pci/a/YCTSyKmxjY4FQcDZRWZXxLc/abstract/?lang=pt >. Acesso em: 15 de abr. 2022.
MORO, Gláucio Henrique Matsushita. Uma nova interface para a inclusão digital na terceira idade. Tese (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 99 p. 2010.
NASCIMENTO, Daniele Menezes. A Sociedade da Informação e a Exclusão Digital no Brasil e na América Latina: Oportunidades e Riscos para o Desenvolvimento Regional. Monografia (Bacharelado em Relações Internacionais) – Centro Universitário de Brasília. Distrito Federal, 57 p. 2004.
NICOLACI-DA-COSTA, Ana Maria (org). Cabeças Digitais: O cotidiano na era da informação. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2006.
REIS, Adriana Araújo. O impacto sociocultural do uso da internet em um grupo de pessoas idosas. Dissertação (Mestrado em Gerontologia) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 113 p. 2012.
SCHMIDT, Eric; COHEN, Jared. A nova era digital: como será o futuro das pessoas, das nações e dos negócios. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2013.
SCHNEIDER, Rodolfo Herberto; IRIGARAY, Tatiana Quarti. O envelhecimento na atualidade: aspectos cronológicos, biológicos, psicológicos e sociais. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 25, n. 4, p. 585-593, out./dez. 2008.
SILVEIRA, Beatriz Oliveira; PARRIÃO Giorgia Barreto L.; FRAGELLI Ricardo Ramos. Melhor idade conectada: um panorama da interação entre idosos e tecnologias móveis. Revista Tecnologias em Projeção, Brasília, v. 8, n. 2, p.42-53, 2017
VEEN, Wim; VRAKKING, Ben. Homo Zappiens: educando na era digital. Porto Alegre: Artmed, 2009.
Apontamentos
- Não há apontamentos.