INCLUSÃO DIGITAL NA TERCEIRA IDADE: pesquisa de campo na AMIRS acerca das dificuldades dos idosos quanto ao uso de tecnologia

Dorilo Donato Alves Júnior, Maicon Vinícius Ribeiro

Resumo


RESUMO

Atualmente, se notam dois fenômenos em destaque na sociedade. O primeiro deles é a grande disseminação das tecnologias de informação e comunicação - TICs, que se tornaram presentes e essenciais na vida do homem. O segundo fenômeno é o crescimento da população idosa, alavancado pelo aumento da expectativa de vida e pelos avanços em medicina e qualidade de vida. Entretanto, uma vez que não são nativos digitais, os idosos encontram dificuldades na utilização das TICs, o que se mostra prejudicial, sabendo-se que tais recursos se tornaram indispensáveis na vida do indivíduo. Assim sendo, visando avaliar a atual situação da inclusão digital na terceira idade e identificar os principais fatores que dificultam este processo, por meio deste trabalho, realizou-se uma pesquisa de campo, de caráter quali-quantitativo, através da aplicação de um questionário para os membros da Associação da Melhor Idade de Raul Soares. Os resultados da pesquisa trouxeram, entre outros, o conhecimento de que a comunicação é o principal interesse dos idosos na tecnologia e que os baixos níveis de educação têm grande participação neste cenário.


Palavras-chave: Envelhecimento. Tecnologia. Inclusão digital.



Referências


ABREU, Cristiano Nabuco de; EISENSTEIN, Evelyn; ESTEFENON, Susana Graciela Bruno (org). Vivendo nesse mundo digital: Impactos na saúde, na educação e nos comportamentos sociais. Porto Alegre: Artmed, 2013.

BONILLA, Maria Helena Silveira; PRETTO, Nelson de Luca (org). Inclusão Digital: Polêmica Contemporânea. Salvador: EDUFBA, 2011.

CONCEIÇÃO, Leydiane Ribeiro da. A pessoa idosa e a tecnologia digital na vida social. Dissertação (Mestrado em Economia Doméstica) - Universidade Federal de Viçosa. Viçosa, 141 p. 2019.

CYSNE, Rommel. Exclusão Digital: Desafios para a consolidação da cidadania. Tese (Mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais) – Escola Nacional de Ciências Estatísticas. Rio de Janeiro, 160 p. 2007.

GONÇALVES, Marcelo Coelho. Exclusão digital na era da inclusão digital. Monografia (Especialização em Gestão Estratégica da Informação) – Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 36 p. 2013.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Número de idosos cresce 18% em 5 anos e ultrapassa 30 milhões em 2017. 2018. Disponível em: < https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/20980-numero-de-idosos-cresce-18-em-5-anos-e-ultrapassa-30-milhoes-em-2017 > . Acesso em 14 de abr. 2022.

KACHAR, Vitória. Envelhecimento e perspectivas de inclusão digital. Revista Kairós Gerontologia, São Paulo, v.13, n.1, p. 131-147, nov. 2010.

LIMA, Margarida Pedroso de. Envelhecimento(s). Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2010.

MATTOS, Fernando Augusto Mansor; CHAGAS, Gleison José do Nascimento. Desafios para a inclusão digital no Brasil. Perspectivas em Ciência da Informação, v.13, n.1, p. 67-94, jan./abr. 2008. Disponível em < https://www.scielo.br/j/pci/a/YCTSyKmxjY4FQcDZRWZXxLc/abstract/?lang=pt >. Acesso em: 15 de abr. 2022.

MORO, Gláucio Henrique Matsushita. Uma nova interface para a inclusão digital na terceira idade. Tese (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 99 p. 2010.

NASCIMENTO, Daniele Menezes. A Sociedade da Informação e a Exclusão Digital no Brasil e na América Latina: Oportunidades e Riscos para o Desenvolvimento Regional. Monografia (Bacharelado em Relações Internacionais) – Centro Universitário de Brasília. Distrito Federal, 57 p. 2004.

NICOLACI-DA-COSTA, Ana Maria (org). Cabeças Digitais: O cotidiano na era da informação. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2006.

REIS, Adriana Araújo. O impacto sociocultural do uso da internet em um grupo de pessoas idosas. Dissertação (Mestrado em Gerontologia) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 113 p. 2012.

SCHMIDT, Eric; COHEN, Jared. A nova era digital: como será o futuro das pessoas, das nações e dos negócios. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2013.

SCHNEIDER, Rodolfo Herberto; IRIGARAY, Tatiana Quarti. O envelhecimento na atualidade: aspectos cronológicos, biológicos, psicológicos e sociais. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 25, n. 4, p. 585-593, out./dez. 2008.

SILVEIRA, Beatriz Oliveira; PARRIÃO Giorgia Barreto L.; FRAGELLI Ricardo Ramos. Melhor idade conectada: um panorama da interação entre idosos e tecnologias móveis. Revista Tecnologias em Projeção, Brasília, v. 8, n. 2, p.42-53, 2017

VEEN, Wim; VRAKKING, Ben. Homo Zappiens: educando na era digital. Porto Alegre: Artmed, 2009.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.