ANÁLISE AMBIENTAL DIAGNÓSTICA E PLANO DE MELHORIA PARA O ESTABELECIMENTO BAR P.
Resumo
Este artigo apresenta uma análise do estabelecimento de entretenimento que aqui será denominado Bar P., localizado na cidade de Caratinga, Minas Gerais. O objetivo é identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que envolvem o funcionamento do bar, bem como propor um plano de ação para melhorar os aspectos críticos e potencializar os pontos positivos. A metodologia utilizada consistiu em uma revisão de bibliografia e reuniões presenciais com os proprietários e funcionários do bar, observação direta do ambiente e dos serviços prestados, aplicação de questionários aos clientes e análise documental. Os resultados obtidos revelaram que o bar possui uma localização privilegiada, um atendimento adequado, uma clientela fiel e uma boa reputação na região. No entanto, também foram identificadas algumas limitações, como a falta de inovação, a baixa variedade de produtos, a ausência de estratégias de marketing e a necessidade de capacitação dos colaboradores. Diante disso, elaborou-se um plano de melhoria baseado na metodologia 5W2H, que especifica o que fazer, por que fazer, onde fazer, quando fazer, quem vai fazer e como fazer. As ações propostas visam aumentar a competitividade, a qualidade e a rentabilidade do bar, bem como a satisfação dos clientes e dos funcionários.
Palavras-chave: Análise ambiental, plano de ação, desenvolvimento econômico regional.
Referências
DAMIAN, Matheus Nunes. Um plano de melhoria organizacional para a empresa Credluck fomento mercantil. 2021.
Pinto & Xavier (2001, p. 72-3), o planejamento é uma etapa importantíssima, independentemente do tamanho e da complexidade do serviço.
Kaplan, RS e Norton, DP (1992). O Balanced Scorecard: Medidas que impulsionam o desempenho. Revisão de Negócios de Harvard, 70(1), 71-79. Kotler, P. e Armstrong, G. (2018). Princípios de marketing. Pearson.
SIQUEIRA, Jairo. O Modelo de Maturidade de Processos: como maximizar o retorno dos investimentos em melhoria da qualidade e produtividade. In: ABM congress, quality and institutional development manager, Belo Horizonte. 2005.
Apontamentos
- Não há apontamentos.