ESTUDO DA UTILIZAÇÃO DE ESCÓRIA DE ALTO FORNO NA FÁBRICAÇÃO DE TUBOS DE CONCRETO.

Rennan Rocha Arrighi

Resumo


As escórias de alto forno representam cerca de 75% do total de resíduos de uma usina siderúrgica. Pensando nisso, este trabalho visa propor uma aplicação para este resíduo na construção civil, realizando um estudo de viabilidade do seu uso para fabricação de tubos de concreto, também conhecidos como manilhas. O traço usual desse produto é formado por areia, brita, cimento e água, e este estudo propõe um traço com utilização reduzida de concreto e sem o uso de areia. Com isso, quando comparado ao convencional, o custo de fabricação apresentou uma redução de 30% em cada metro cúbico. Além disso, os testes de compressão executados nos corpos de provas apontaram resultados satisfatórios, atendendo as normas vigentes, e comprovando a efetivação da escória granulada de alto forno para a fabricação de tubos de concreto.



Referências


ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Agregado para concreto – Classificação. NBR 7211. Rio de Janeiro, 1983.

ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Agregados: determinação da composição granulométrica – classificação. NBR 7217. Rio de Janeiro, 1987.

ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Modelagem e cura de corpos-de-prova cilíndricos ou prismáticos de concreto – Classificação. NBR 5738. Rio de Janeiro, 1994.

ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Tudo de concreto de seção circular para águas pluviais e esgotos sanitários – Requisitos e métodos de ensaios. NBR 8890. Rio de Janeiro, 2007.

BINA, P.; CASTRO, P. R. F. e YOSHIMURA, H. N. Metodologia de análise e aprovação de utilização de rejeitos na construção civil: estudo de caso de uso de areia de fundição de descarte na construção civil. In: INSTITUTO BRASILEIRO DO CONCRETO – 44° CONGRESSO BRASILEIRO, 2002.

GONÇALVES, R. D. Agregados Reciclados de Resíduos de Concreto – Um novo Material para Dosagens Estruturais. São Carlos, 130p. Dissertação (mestrado) – Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.

IBS - Instituto Brasileiro de Siderurgia. Aplicações de Agregados Siderúrgicos em Pavimentação. Rodoviária (GT Escórias), 1988.

JOHN, V.M. Reciclagem de resíduos na construção civil: contribuição à metodologia de pesquisa e desenvolvimento. 102 p. São Paulo, 2000. Tese (Livre docência). Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

KRÜGER, P. Panorama mundial do aproveitamento de resíduos na siderurgia. CIÊNCIA & TECNOLOGIA. METALURGIA & MATERIAIS, 1995.

MOURA, W. A. Utilização de escória de cobre como adição e como agregado miúdo para concreto. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil, 2000. 207p. (Tese de Doutorado).

POLDER, R B.; PEELEN W. H. A. characterisation of chloride transport and reinforcement corrosion in concrete under cyclic wetting and drying by electrical resistivity. CEMENTE & CONCRETE COMPOSITES. Elsevier Science ltd, 2002.

RESCHKE, J.S. Escória granulada de fundição utilizada como substituição ao cimento em concretos: avaliação de propriedades relacionadas com a durabilidade. 2003. Dissertação (Mestre em engenharia na modalidade acadêmica), Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul/RS. 2003.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.