A Influência dos Jogos e Brincadeiras no Ensino e Aprendizagem da Matemática na Educação Infantil com Ênfase nos Grupos 4 e 5

Aldenice da Silva Lobão Barbosa, Monique da Silva Novaes, Márcia dos Santos Rosário

Resumo


Este artigo relata a importância dos jogos e brincadeiras no Ensino da Matemática na Educação Infantil, cujo objetivo é investigar se os jogos e brincadeiras influenciam positivamente para o processo de ensino-aprendizagem da matemática na educação infantil. A pesquisa de natureza qualitativa foi desenvolvida por meio de pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo realizada com alunos dos grupos 4 (4 anos) e 5 (5 anos) de um CMEI³ do Município de Serra/ES, onde ao utilizarmos um jogo observamos os alunos e percebemos as possibilidades que o lúdico proporciona na construção do conhecimento no processo de ensino-aprendizagem. Diante disso, vimos que se pode trabalhar sob esta perspectiva fazendo com que os alunos obtenham uma aprendizagem não só na Matemática como na sua vida, ensinando ao aluno respeito a regras, convívio social, coordenação motora, entre outras, indo assim ao encontro dos interesses das crianças, pois brincar faz parte do seu cotidiano.

Palavras-chave: Jogos e Brincadeiras, Ensino-Aprendizagem, Matemática

Referências


ARANHA, M. L. A. História da Educação 2 ed. São Paulo: Moderna, 2002.

BARANITA, I. M. C. A importância do Jogo no desenvolvimento da criança. Dissertação, Lisboa, 2012

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução Nº 5, de 17 de Dezembro de 2009. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, 2009.

Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Vols. 1 e 3.Brasília: MEC/SEF, 1998.

Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Brinquedos e Brincadeiras nas creches: manual de orientação pedagógica/ Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC/SEB, 2012.158 p.:il.

Pró-Letramento Matemática: Programa de formação continuada de professores dos anos/séries iniciais do Ensino Fundamental: Matemática. – edição revista e ampliada, incluindo SAEB / Prova Brasil matriz de referência /Secretaria de Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação/ Secretaria de Educação Básica, 2007.

BUENO, E. (2010) JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL:

ensinando de forma lúdica, Londrina.

FONTES, Alice e Freixo, Ondina (2004) Vygotsky e a Aprendizagem Cooperativa. Coleção Biblioteca Educador. Editora: Livros Horizonte

KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educação infantil, São Paulo: Edição Pioneira, 1994.

Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 1997.

(apud Froebel). Jogo, brinquedo, brincadeira e educação. 3 ed. São Paulo: Cortez, 1998.

(2002). O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira-Thomson Learning

(Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 12.ed. São Paulo: Cortez, 2009b.

PIAGET, J. (1990) A Formação do Símbolo na criança. Editora: Livros técnicos e Científicos SOUZA, E. N. (2012) A MATEMÁTICA NOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma construção de aprendizagem, São Paulo

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

(1989) A Formação Social da mente. Editora: Martins Fontes.

et al. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 1998a.

WALLON, H. (1981) A Evolução Psicológica da Criança. Editora: edições 70.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .