A FORMAÇÃO DO LEITOR: AS PRÁTICAS DE LEITURA NA ESCOLA, NA FAMÍLIA E NA VIDA
Resumo
Resumo: Este trabalho teve como objetivo identificar as práticas de leituradesenvolvidas na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio da cidadede Serra(ES), tanto quanto as famílias e cidadãos residentes no municípiomencionado. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa que assume ascontribuições de autores como Freire, Moraes e Zilberman. Sua metodologia, comdados coletados por meio de questionários e entrevistas, foi organizada em trêsmomentos: investigação contando com a participação de professoras e pedagogasda Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio; investigação contandocom a participação das famílias de estudantes da Educação Infantil e EnsinoFundamental; investigação contando com a participação de pessoas adultas. Noprimeiro, procuramos identificar as práticas de leitura no âmbito escolar, tanto naEducação Infantil quanto no Ensino Fundamental e Médio e, nesse momento, oestudo lançou mão de entrevistas que foram realizadas com professoras epedagogas de três instituições de ensino. No segundo, as famílias das crianças daEducação Infantil e Ensino Fundamental foram abordadas, por meio da aplicação dequestionários, com objetivo de compreender de que modo elas praticam a leiturapara as suas crianças. No terceiro momento, buscamos conhecer a percepção dediversos cidadãos, nas ruas da cidade de Serra(ES), por meio da aplicação dequestionários com perguntas abertas, acerca do lugar da leitura em suas vidas: dainfância à vida adulta. O estudo conclui que nas escolas, tanto de Educação Infantilquanto no Ensino Fundamental e Médio, a leitura é praticada por mais vezes.Entretanto, na Educação Infantil se tem a sensação de que a leitura é voltada eassumida para o prazer de ler, enquanto no Ensino Fundamental e Médio ela passa,em algumas vezes, ser associada à obrigatoriedade escolar. A prática da leiturapelas famílias, com e para as suas crianças, ainda é muito tímida e precisa serpotencializada. Os adultos, apesar de reconhecerem a importância da leitura emsuas vidas, assumem que dedicam pouco tempo a ela. Por fim, evidenciamos, comesta investigação, que a fragilidade de uma base literária, associada à prática daleitura, interfere diretamente na formação de um sujeito menos crítico diante dascomplexidades que o mundo apresenta a partir de diversos assuntos, como aeconomia e a política, por exemplo. Logo, a formação do leitor precisa começardentro de casa, ser potencializada na escola e, evidentemente, assumida pela vidaafora.
Palavras-chave: Escola. Família. Formação. Leitura. Leitor.
Referências
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NOS DIAS ATUAIS /
www.meuartigo.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/a-importancia-leitura-nos-dias-atuais
AMORIM, Galeno (org.) Retratos da leitura no Brasil. São Paulo: Imprensa Oficial; Instituto Pró-livro, 2008.
BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito de leitura. 7. ed. São Paulo: Ática/Unesco, 2000.
BRITO, Álvaro Francisco e JUNIOR Nazir Feres/ A utilização da técnica da entrevista em trabalhos científicos/2011/
www.uniaraxa.edu.br/ojs/index.php/evidencia/article/download/200/186
CANGUÇU, Talwane Vieira/ O papel do professor como mediador de leitura para o letramento/2013
WWW.BDM.UNB.BR/BITSTREAM/10483/6281/1/2013_TALWANEVIEIRAGANGUCU.PDF CORTES, Celiane do Lago Novaes/ Importância da leitura para estudantes universitários/
WWW.PORTALEDUCACAO.COM.BR/CONTEUDO/ARTIGOS/DIREITO/IMPORTANCIADA-LEITURA-PARA-ESTUDANTES-UNIVERSITARIOS/57151
CURY, Augusto J. Pais brilhantes, professores fascinantes. São Paulo:
Academia de inteligência, 2004.
ESPÍNDO, Nicólli Cesconetto/ A linguagem virtual/2015/
WWW.OBSERVATORIODEREDESSOCIAIS.BLOGSPOT.COM/2015/11/ALINGUAGEMVIRTUAL-UMA-DISCUCAUM-SOBRE.HTML
FELTRIN, Joseane Machado Neves / Origem e a Importância da Leitura / 2012 /
www.webartigos.com/artigos/origem-e-importancia-da-leitura
FLOR, Lili / MEDIAÇÃO DE LEITURA: VOCÊ FAZ? / 2012 /
WWW.PORTALDASHISTORIAS.COM/2012/07/23/MEDIACAO-DE-LEITURA-VOCE-FAZ/
FREIRE, Paulo. A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER: Em três artigos que se completam. Cortez Editora. 31 Ed. São Paulo, 1995.
KLEIMAN, Ângela. Oficina de leitura. Teoria e prática. 6. Ed. Campinas: São Paulo, 1998.
MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 1984.
MAS AFINAL QUANTOS TIPOS DE LEITURA EXISTEM / 2015 /
www.leituramz.wordpress.com/2015/06/26/mas-afinal-quantos-tipos-de-leitura-existem
MOREIRA, Paloma Rodrigues / A Importância da Leitura na Educação Infantil / 2017 /
www.researchgate.net/publication/321586571_A_IMPORTANCIA_DA_LEITURA_NA_EDUC
ACAO_INFANTIL
REFERÊNCIA CURRICULAR NACIONAL PARA EDUCAÇÃO INFANTIL / 1998 / VOLUME 3
MOSER, ALVINO / CONCEITO DE MEDIAÇÃO EM VYGOTSKY, LEONTIEV E WERTSCHONILZA BORGES MARTINS 2012 /
WWW.UNINTER.COM/INTERSABERES/INDEX.PHP/REVISTA/ARTICLE/VIEWFILE/245/15
RIBEIRO, Maria Augusta Hermengarda Wurthamann e GONÇALVES, Carolina/ Da experiência de vida á experiência de leitura/2005
www.unesp.br/prograd/PDFNE2003/Da%20experiencia%20de%20vida.pdf
RODRIGUES, Cassia Regina Machado. O gosto pela leitura está diretamente associado aos estímulos que são proporcionados à criança desde muito cedo.
ROSSI, Maria Aparecida Lopes, PERES, Selma Martines e SILVA, Fernanda Siqueira/ Estratégias de leitura e mediação do professor: o desafio de formar leitores do terceiro ano
do ensino fundamental/20168/
www.researchgate.net/publication/312676134_Estrategias_de_leitura_e_mediacao_do_professor_o_desafio_de_formar_leitores_no_terceiro_do_ensino_fundamental ROQUE, Cássia Lina Bittencout e CANEDO, Maria Luiza/ A importância do incentivo a
leitura nos primeiros anos da infância/2015
WWW.PUCRIO.BR/ENSINOPESQ/CCG/PIBID/DOWNLOAD/SEMINARIO_PIBID_SUDEST E_201510_CASSIA_ROQUE.PDF
SALDANHA, Diana Maria Leite Lopes/ A formação leitora e de mediadores de leitura: uma
experiência no programa bale/2013
www.uern.br/controledepaginas/poseduc-disserta%C3%A7oes2011/arquivos/3936diana_maria_leite_lopes_saldanha.pdf
SANTOS, Edileuza Freitas. exista ou não um ambiente privilegiado, o mais importante é mesmo o trabalho de leitura que se faz.
https://monografias.brasilescola.uol.com.br/educacao/a-formacao-leitor-criticoumacontribuicao-interdisciplinar-.htm
SANTOS, Helena Maria e HENN, Iara Aquino/ Leitura a partir dos diferentes gêneros textuais/2013/
www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_
unioeste_port_artigo_claudia_helena_maria_dos_santos.pdf
SANTOS, Jaqueline / TIPOS DE LEITURA / 2017 /
www.armazemdetexto.blogspot.com/2017/09/tipos-de-leitura.html
SILVA, Ana Gizelle/ O caminho a percorrer para se chegar ao "tesouro da educação" e ao resultado da pesquisa/2009/ WWW.WEBARTIGOS.COM/ARTIGOS/EDUCACAOAMBIENTAL-NA-PRIMEIRA-FASE-DO-ENSINO-FUNDAMENTAL-4-E-5-ANOS-DAESCOLA-ESTADUAL-FELISMINA-CAMPOS-BELOS-GOIAS-UTOPIA OUREALIDADE/22395
SILVA, Felipe Pereira/ O Professor leitor e a formação de novos leitores/2012/WWW.DSPACE.BC.UEPB.EDU.BR/JSPUI/BITSTREAM/123456789/1730/1/PDF%20%20FELIPE%20PEREIRA%20DA%20SILVA.PDF
SILVA, Solimar Patriota/ A produção textual e as novas tecnologias: O uso de blogs para a escrita colaborativa/2012 www.maxwell.vrac.pucrio.br/20856/20856.PDF
SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura; trad. Cláudia Schilling. 6 ed. Porto Alegre: ARTMED, 1998.
STEIGENBERG, Josmary Firmino de Souza, Interação Família-Escola: saberes necessários para a construção de relações transformadoras. 2007
O LEITOR. Direção: Stephen Daldry, Produção: Anthony Minghella e Sydney Pollack. Alemanha e Estados Unidos. The Weinstein Company Studio Babelsberg,2018, filme
ZANOLLA, Silvia Rosa da Silva / O CONCEITO DE MEDIAÇÃO EM VIGOTSKI E ADORNO/ 2012 / WWW.SCIELO.BR/PDF/PSOC/V24N1/02.PDF
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .