O LUGAR DO BRINCAR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO CENÁRIO PANDÊMICO
Resumo
RESUMO: Este artigo, que resulta de uma pesquisa de natureza qualitativa, teve como objetivo compreender as percepções de professoras, acerca do lugar do brincar no processo de ensino e aprendizagem no cenário pandêmico. A ideia da necessidade de inserção do lúdico nos processos de ensino com crianças da Educação Infantil. Em tempos de pandemia, interessou compreender com isso tem se dado. O artigo busca, ainda, conhecer as estratégias de enfrentamento à questão no cotidiano educacional. Para isso, elegeu como universo de investigação dois CMEI’s localizados na cidade de Serra (ES) e Vitória (ES). Para a coleta de dados, se utilizou da aplicação de questionários via Google Forms. Fundamenta sua discussão em autores como Vygotsky (1896), e Kishimoto (1974). Conclui que se trata de um tema abrangente, especialmente no contexto da Educação Infantil. Acredita-se que ensinar através de jogos e brincadeiras pode enriquecer o aprendizado proporciona a criança, momentos de grande riqueza, por conseguinte é importante que os educadores de todas as gerações adotem essa prática em suas metodologias de ensino, saindo da sua zona de conforto e descobrir que através do lúdico a criança se desenvolve com mais habilidades.
Palavras-chave: Brincadeiras; Lúdico; Educação Infantil.
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