PANDEMIA E TECNOLOGIA: OS DESAFIOS ESCOLARES NA ERA DIGITAL
Resumo
Este trabalho de conclusão de curso tem como proposta identificar os desafios vivenciados pelos docentes durante o período pandêmico ao utilizarem as Tecnologias da Informação e Comunicação como ferramenta pedagógica. Trata de uma pesquisa segundo os objetivos de caráter exploratória, procedimentos de coleta estudo de caso e pesquisa bibliográfica, fontes de informação estudo de campo e levantamento bibliográfico. A natureza dos dados se caracteriza de forma qualitativa e quantitativa. O instrumento utilizado para coleta de dados foi o questionário semiaberto com 27 professores e professoras da Educação Básica da Grande Vitória. As análises permitem a identificação da existência de integração das tecnologias à prática pedagógica. Se por um lado não há, no discurso dos professores, dificuldades em operacionalizar as diferentes ferramentas, nota-se que tais tecnologias são utilizadas, especialmente, para a transmissão de aulas e/ou garantir a dinâmica da aula presencial na modalidade online e não como ferramenta que potencialize o aprendizado do aluno e a interação.
Palavras-chave: Tecnologia e Educação, Pandemia, Ensino Remoto.
Referências
KOCH, Marlene Zimmermann. as tecnologias no cotidiano escolar: uma ferramenta facilitadora no processo ensino-aprendizagem. Sarandi, Paraná 2013.
BACICH, Lilian; NETO, Adolfo Tanzi; TREVISANI, Fernando de Melo. ensino híbrido – personalização e tecnologia na educação. Penso, Porto Alegre, 2015.
CANNATÁ, Veronica Martins. Ensino híbrido na educação básica: narrativas docentes sobre a abordagem metodológica na perspectiva da personalização do ensino, São Bernardo do Campo 2017.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. ed. Rio de Janeiro: E.P.U., 2013.
OTTO, Patrícia Aparecida. a importância do uso das tecnologias nas salas de aula nas series iniciais do ensino fundamental i, Santa Catarina 2016.
SANTOS, Jocelaine. uso de tecnologia por crianças: benefício ou perda da infância. sempre familia, 2015. Disponível em:
. Acesso em: 20 de Set. de 2020.
ROCHA, Lucas. Como as escolas estão usando tecnologia para enfrentar o Coronavírus. CanalTech, 2020. Disponível em:
. Acesso em: 20 de Set. de 2020.
Superintendência Estadual de Comunicação Social do Espírito Santo .
SECOM, 2020. Disponível em: < https://secom.es.gov.br/ >. Acesso em: 23 de Set. de 2020.
milhão de mortos por covid-19: gráficos mostram onde o coronavírus se espalha e mata mais . BBC News, 2020. Disponível em: . Acesso em: 29 de Set. de 2020.
SILVA, Marco. Sala de aula interativa: a educação presencial e a distância em sintonia com a era digital e com a cidadania. In: CONGRESSO BRASILEIRO DA COMUNICAÇÃO, Campo Grande, 2001.
CAMPOLI, Clara. 52% das instituições de educação básica usam celular em atividades escolares, aponta estudo da Cetic, 2017. Disponível em:
. Acesso em: 23 de Set. de 2020.
DELLAGNELO, Lúcio. Como a pandemia do COVID-19 representa uma
oportunidade de aprender importantes lições sobre educação massiva
online , 2020. Disponível em: < https://porvir.org/o-coronavirus-e-a-educacaoonline/ >. Acesso em: 23 de Set. de 2020.
ROCHA, Lucas. Como as escolas estão usando tecnologia para enfrentar o Coronavírus, 2020. Disponível em: < https://canaltech.com.br/carreira/comoas-escolas-estao-usando-tecnologia-para-enfrentar ocoronavirus/#:~:text=%C3%89%20importante%20ponderar%2C%20contudo%2C%20que,acesso%20ao%203G%20ou%204G./ >. Acesso em: 23 de Set. de 2020.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .