O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS AUTISTAS
Resumo
Referências
BARBERINI, K. Y. A escolarização do autista no ensino regular e as práticas pedagógicas.
Caderno de Pós-graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, v. 16, n. 1, São Paulo, 2016.
BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná. 2 ed. Paraná, 2004.
CABRAL, C. S.; MARIN, A. H. Inclusão escolar de crianças com transtorno do espectro autista: uma revisão sistemática da literatura. Educação em Revista, n. 33, Belo Horizonte, 2017.
COSTA, F. B. L. O processo de inclusão do aluno autista na escola regular: análise sobre as práticas pedagógicas. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Caicó (RN), 2017.
CUNHA, E. Autismo na escola: um jeito diferente de aprender, um jeito diferente de ensinar – ideias e práticas pedagógicas. 4 ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2016.
DECLARAÇÃO de Salamanca e Linha de Ação sobre Necessidades Educativas Especiais. Brasília: CORDE, 1997 (1994).
DEMO, P. Pesquisa: Princípios científicos e educativos. 7. ed. São Paulo: Cortez 2000. DSM-5 TR. Manual Diagnóstico e estatístico dos Transtornos Mentais. American Psychiatric Association. Porto Alegre: Artmed, 2023.
FERREIRA, M. M. M.; FRANÇA, A. P. O autismo e as dificuldades no processo de aprendizagem. Revista Multidisciplinar e de Psicologia, v 11, n 38, 2017.
FONSECA, J. J. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.
FRANCO, M. A. R. S. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Cortez, 2012.
LÜDKE, J. P. R. Autismo e Inclusão na educação infantil: um estudo sobre as crenças dos educadores. Monografia apresentada para obtenção do grau de especialista em Psicologia Escolar Educacional. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2011.
MANTOAN, Maria Teresa Égler. A hora da virada. Revista de Educação Especial. no 1. Brasília: Secretaria de Educação Especial, out2006.
MACHADO, G. D. S. A importância da rotina para crianças autistas na educação básica. Revista Gepesvida, n. 9, v. 1, 2019.
PAULA, J. B.; PEIXOTO, M. F. A inclusão do aluno com autismo na educação infantil: desafios e possibilidades. Cadernos de Pedagogia, v. 13, n. 26, 2019.
SILVA, E. C. S. A prática pedagógica na inclusão educacional de alunos com autismo. 166 p. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal da Bahia, 2012.
SOUZA, A. C.; SILVA, G. H. G. Incluir não é apenas socializar1; as contribuições das Tecnologias Digitais Educacionais para a aprendizagem matemática de estudantes com Transtorno do Espectro Autista. Bolema, v. 33, n. 65, Rio Claro, 2019.
TEODORO, G. C.; GODINHO, M. C. S.; HACHIMINE, A. H. F. A inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista no ensino fundamental. Research, Society and Development, v. 1, n. 2, 2016.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .