APLICAÇÃO DO LASER ERBIUM NA REMOÇÃO DE LESÕES CARIOSAS

Lara Ramalho, Mariana Vitória Graciano, Liz Costa Pena

Resumo


A cárie é uma doença complexa, dinâmica, multifatorial, mediada por biofilme, que culmina em desequilíbrio da cavidade bucal, deixando a referida cavidade ácida, fator propício para a lesão cariosa. Apesar da melhoria no acesso à saúde bucal se comparado aos anos anteriores, a cárie continua sendo um problema de saúde pública e fator determinante para perdas dentárias.

As lesões cariosas são formadas por um processo de desequilíbrio, conhecido como disbiose, no qual ocorre o processo de desmineralização e remineralizarão desordenada, fato clinicamente observável através de várias intercorrências, desde lesões de mancha branca até cavitações.

O grande desafio é identificar as lesões nos estágios iniciais, cárie em sulcos e fissuras, cárie oclusal não-cavitada e cárie sob restauração por serem de difícil diagnóstico. Além dos métodos convencionais mais utilizados na prática clínica, tais como o exame tátil, visual e radiográfico, uma série de novos sistemas de diagnóstico, utilizando propriedades fluorescente do Laser, têm sido desenvolvidos.

De mesmo modo, existem diversos métodos de tratamento para essa doença, desde os mais conservadores, até os mais invasivos, conforme o grau de progressão da doença. Nesta esteira, o laser Erbium trata-se de um método de tratamento que vem sendo aplicado hodiernamente, configurando uma tecnologia inovadora. A aplicação do Laser no tratamento da cárie pode ser por intermédio da Terapia Fotodinâmica(TFD), como intuito de eliminar as bactérias cariogênicas ou por atuação na remoção do tecido cariado e no preparo de cavidade.

Por meio disso,o objetivo desta revisão de literatura é explanar sobre a remoção de cárie com laser Erbium, em comparação ao método convencional, esclarecendo suas vantagens e desvantagens.



Referências


BATISTA et al. Aplicação do Laser na Cariologia: diagnóstico, prevenção e tratamento. Revista Archives of Health Investigation 8(6):317-321. 2019.

LIMA et al. Uso do laser Er:YAG na Odontologia:revisão integrativa. Research, Society and Development, vol. 10, n. 3. 2021

HEYMANN,O.;SWIFTJr. E.;RITTER,A.Sturdevant Arte e Ciência da Dentística Operatória. 6a Ed. Elsevier. Rio de Janeiro, RJ. 2013.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.